GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CULTURA E DOS DESPORTOS
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
CLUBE ESCOLAR DE XADREZ
PROJETO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CULTURA E DOS DESPORTOS
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
CLUBE ESCOLAR DE XADREZ
PROJETO
O XADREZ E A UTILIZAÇÃO DO NTE-03 - MOSSORÓ-RN
-
ELABORADOR: PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
MOSSORÓ, JULHO DE 2004.
____________________________________________________________________
APRESENTAÇÃO
-
ELABORADOR: PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
MOSSORÓ, JULHO DE 2004.
____________________________________________________________________
APRESENTAÇÃO
A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino estadual em Mossoró. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais de Mossoró da jurisdição do 12º DIRED que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades extra-classe; E.E. Jerônimo Rosado, E.E. Aida Ramalho, E.E. Ewerton Cortez, E.E. Abel Coelho, E.E. Centenário, E.E. Paulo Freire, E.E. Raimundo Gurgel. e tantas outras.
Com todo esse crescimento temos de dar condições para a implantação DO XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físicos, humanos e materiais para serem utilizados pelos alunos da rede pública estadual e os NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (NTE 03 MOSSORÓ) tem uma poderosa ferramenta pedagógica para os alunos que irão aprender e aperfeiçoar o XADREZ, que são os computadores para implantar programas específicos de xadrez e a internet que possibilitará a participação dos alunos em torneios no âmbito estadual, nacional e internacional.
A tecnologia, hoje, é um recurso essencial em todas as atividades humanas e na escola um suporte indispensável para o desenvolvimento do aluno, pensando nisso temos de utilizar os computadores destes núcleos de forma irrestrita, mas coordenada, para ensinar o xadrez como Modalidade Esportiva, atividades extra classe, e suporte pedagógico para o fundamental I e II.
A internet nos oferece um leque de opções desde a pesquisa até fundamentos teóricos para o xadrez e o mais importante o intercâmbio em jogos on line onde os participantes poderão conhecer e ampliar seu nível de conhecimentos em torneios local, regional, nacional e internacional.
O documento em forma de projeto que estamos apresentando tem por objetivo esclarecer o que representa hoje as atividades de XADREZ no âmbito escolar em Mossoró, no RN, no Brasil e no mundo e que todos sintam que é um processo bastante avançado as atividades do XADREZ ESCOLAR e a importância do uso desses núcleos tecnológicos.
“Por que jogar xadrez?” Equivale a pergunta :”Por que ouvir música?”
Trata-se de algo tão espontâneo e natural, nas pessoas com espírito inventivo e sensibilidade para apreciar diferentes manifestações artísticas, que tal questão não requer maiores esclarecimentos, nem justificativas. Contudo, se queremos dar questão uma abordagem mais completa, é importante dizer que em 1924, é fundada, em Paris, a Fédération Internationale dês Échess (FIDE), que hoje é a segunda maior Federação Esportiva do mundo, ficando somente abaixo da FIFA ( Federação Internacional do Futebol ) em números de países filiados ( mais de 160 países ), ou seja. O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. De acordo com a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez ) O COI ( Comitê Olímpico Internacional ) reconheceu, em 1999, o xadrez como esporte e, desde então, ele passou a fazer parte do seu quadro de entidades desportivas.
Com todo esse crescimento temos de dar condições para a implantação DO XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físicos, humanos e materiais para serem utilizados pelos alunos da rede pública estadual e os NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (NTE 03 MOSSORÓ) tem uma poderosa ferramenta pedagógica para os alunos que irão aprender e aperfeiçoar o XADREZ, que são os computadores para implantar programas específicos de xadrez e a internet que possibilitará a participação dos alunos em torneios no âmbito estadual, nacional e internacional.
A tecnologia, hoje, é um recurso essencial em todas as atividades humanas e na escola um suporte indispensável para o desenvolvimento do aluno, pensando nisso temos de utilizar os computadores destes núcleos de forma irrestrita, mas coordenada, para ensinar o xadrez como Modalidade Esportiva, atividades extra classe, e suporte pedagógico para o fundamental I e II.
A internet nos oferece um leque de opções desde a pesquisa até fundamentos teóricos para o xadrez e o mais importante o intercâmbio em jogos on line onde os participantes poderão conhecer e ampliar seu nível de conhecimentos em torneios local, regional, nacional e internacional.
O documento em forma de projeto que estamos apresentando tem por objetivo esclarecer o que representa hoje as atividades de XADREZ no âmbito escolar em Mossoró, no RN, no Brasil e no mundo e que todos sintam que é um processo bastante avançado as atividades do XADREZ ESCOLAR e a importância do uso desses núcleos tecnológicos.
“Por que jogar xadrez?” Equivale a pergunta :”Por que ouvir música?”
Trata-se de algo tão espontâneo e natural, nas pessoas com espírito inventivo e sensibilidade para apreciar diferentes manifestações artísticas, que tal questão não requer maiores esclarecimentos, nem justificativas. Contudo, se queremos dar questão uma abordagem mais completa, é importante dizer que em 1924, é fundada, em Paris, a Fédération Internationale dês Échess (FIDE), que hoje é a segunda maior Federação Esportiva do mundo, ficando somente abaixo da FIFA ( Federação Internacional do Futebol ) em números de países filiados ( mais de 160 países ), ou seja. O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. De acordo com a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez ) O COI ( Comitê Olímpico Internacional ) reconheceu, em 1999, o xadrez como esporte e, desde então, ele passou a fazer parte do seu quadro de entidades desportivas.
____________________________________________________________
JUSTIFICATIVA
A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou inclusive através de academias privadas , raramente há um colégio não tenha algum tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular. " É uma situação de feito e não de direito “, afirmou o representante UNESCO frente ao senado em 1995, “é preciso dar um caráter formal e legal a pratica do xadrez nos centros de ensino “.
A chegada da internet aos colégios tem sido uma verdadeira revolução , ao colocar ao alcance dos docentes novas possibilidades e métodos de ensino. Também para o Xadrez este meio tem sido uma enorme via de expansão , permitindo que os adeptos de diferentes lugares do mundo joguem entre si. Era inevitável que ambas as coisas acontecessem: como exemplo desde 1999 é disputado na ESPANHA torneio interescolares de Xadrez pela internet, que se englobam dentro do programa EDUCARED, criado precisamente para facilitar o uso educativo da internet nas escolas.
No Brasil ocorrem todos os dias vários torneios pela internet que poderiam ser utilizados pelos alunos de nossas escolas copiando o exemplo na Espanha. Todas as ESCOLAS ESTADUAIS DE MOSSORÓ que possuem Laboratórios de informática desenvolveriam o jogo do xadrez e realizaríamos torneios entre elas como forma pioneira de implantar o xadrez nas escolas publicas reforçando o projeto de xadrez já existente.
É IMPRESCINDIVEL QUE O PROINFO AUTORIZE A UTILIZACAO DOS LABORATÓRIOS LIBERANDO O JOGO DE XADREZ ON LINE E A INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS DE XADREZ NOS COMPUTADORES PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DESSAS ATIVIDADES
O xadrez justifica-se nas escolas e nos LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA porque esta demonstrada que o xadrez:
§ É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
§ Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
§ Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
§ Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
§ Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
§ Proporciona prazer em seu estudo e prática.
§ Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais
Podemos ainda ressaltar os:
Objetivos gerais do Xadrez
· Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita aprecia-lo como elemento gerador de cultura
· Desenvolver no estudante sua capacidade sua atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação
· Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.
· Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadristica e a vida cotidiana, individual e social
· Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio
· Priorizar a resolução de problemas. O aprendizado orientado a resolução de problemas propiciara ao aluno oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de soluções da vida diária
· Contribuir para a elevação da auto-estima
· Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina
· Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadristica e sua habilidade de argumentação
· Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.
Sentindo a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no Brasil, elaboramos esse projeto XADREZ NOS LABORATÓRIOS DE INFORMATICAS- NTE 03 -, para ser implantado nas escolas estaduais de Mossoró e quem sabe no futuro em todo estado.
Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e construir uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas.
“Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez como recurso”.
___________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO
A metodologia a ser aplicada com o xadrez nos Laboratórios de informática do NTE-03 é a mesma das outras disciplinas, com algumas exceções.
o Será feito o levantamento dos horários disponíveis, junto com o professor do laboratório e de acordo com a disponibilidade utilizaremos os horários livres
o Os alunos enxadristas somente freqüentarão os laboratórios acompanhados do professor de xadrez
o Serão instalados programas de xadrez simples que serão facilmente excluídos do computador. Esses programas terão por finalidade dar condições aos alunos de jogar com o computador e estudar cada lance podendo retornar jogadas, anotar cada lance nas súmulas, estudar aberturas, meio jogo e finais. Jogar em vários níveis de dificuldade experimentando em que estágio encontra-se.
o Na internet participarão de torneios e campeonatos on line elevando o intercâmbio e tendo uma visão global do xadrez aumentando consideravelmente seus conhecimentos enxadrísticos. Os torneios serão tanto a nível internacional, nacional , estadual, regional e local. Havendo competições entre os alunos das escolas que possuem os Laboratórios de Informática.
o As pesquisas sobre a historia do xadrez, noticias, crônicas, miscelânea, fundamentos para iniciantes, miniaturas,enfim tudo o que os sites oferecem sobre o xadrez e está no programa anual, constantemente acontecerão. Um dos principais site é o www clubedexadrez.com.br onde se encontra tudo sobre o xadrez escolar e o xadrez oficial no Brasil e no Mundo.
o Torneios da escola como interclasse e internos serão realizados nos laboratórios.
o Haverá acompanhamento e avaliações constantes do desempenho, participação, disciplina e envolvimento do aluno para avaliar o desenvolvimento das atividades.
_______________________________________________________
o Será feito o levantamento dos horários disponíveis, junto com o professor do laboratório e de acordo com a disponibilidade utilizaremos os horários livres
o Os alunos enxadristas somente freqüentarão os laboratórios acompanhados do professor de xadrez
o Serão instalados programas de xadrez simples que serão facilmente excluídos do computador. Esses programas terão por finalidade dar condições aos alunos de jogar com o computador e estudar cada lance podendo retornar jogadas, anotar cada lance nas súmulas, estudar aberturas, meio jogo e finais. Jogar em vários níveis de dificuldade experimentando em que estágio encontra-se.
o Na internet participarão de torneios e campeonatos on line elevando o intercâmbio e tendo uma visão global do xadrez aumentando consideravelmente seus conhecimentos enxadrísticos. Os torneios serão tanto a nível internacional, nacional , estadual, regional e local. Havendo competições entre os alunos das escolas que possuem os Laboratórios de Informática.
o As pesquisas sobre a historia do xadrez, noticias, crônicas, miscelânea, fundamentos para iniciantes, miniaturas,enfim tudo o que os sites oferecem sobre o xadrez e está no programa anual, constantemente acontecerão. Um dos principais site é o www clubedexadrez.com.br onde se encontra tudo sobre o xadrez escolar e o xadrez oficial no Brasil e no Mundo.
o Torneios da escola como interclasse e internos serão realizados nos laboratórios.
o Haverá acompanhamento e avaliações constantes do desempenho, participação, disciplina e envolvimento do aluno para avaliar o desenvolvimento das atividades.
_______________________________________________________
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
n Dar aos alunos da Escola Estadual Jerônimo Rosado e da rede pública estadual ligada ao XII DIRED, a oportunidade de ter uma poderosa ferramenta pedagógica para o seu desenvolvimento no XADREZ e ter local e horários adequados para o treinamento, aprofundamento e participações efetivas em torneios e campeonatos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
n Criar um intercâmbio entre as escolas estaduais.
n Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
n Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem.
n Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.
n Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar competição interna nas suas respectivas escolas.
n Educar através da ética enxadrística.
n Implantar definitivamente o clube de xadrez escolar com todo os recursos disponíveis.
n Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
n Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem.
n Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.
n Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar competição interna nas suas respectivas escolas.
n Educar através da ética enxadrística.
n Implantar definitivamente o clube de xadrez escolar com todo os recursos disponíveis.
LOCAIS DAS ATIVIDADES
Todos os laboratórios do Núcleo Tecnológico de Mossoró – NTE 03-
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
Todo ano letivo
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
Todo ano letivo
______________________________________________________
RECURSOS UTILIZADOS
HUMANOS
Alunos, Professores e funcionários da escola
MATERIAIS
Computadores, impressoras, scanner, disquete, cds
_____________________________________________________
MATERIAIS
Computadores, impressoras, scanner, disquete, cds
_____________________________________________________
PROGRAMA ANUAL
(Todos os assuntos serão pesquisados na internet)
1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro;
Divisão
Nomenclatura das casas
4 - As peças;
Nome das peças e suas posições no tabuleiro
As peças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias
5 - O xeque e o xeque-mate;
Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )
Xeque a descoberto
Empate por afogamento
O xeque contínuo
Abandono de partida
6 - Anotações enxadrísticas;
Anotação descritiva
Sistema algébrico
Anotações e leituras de partidas
Simbolos
Termos técnicos
Outras anotações.
7 - A ética enxadrística;
Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação motora no manuseio das peças, relógio e súmulas.
8 - O jogo de xadrez;
Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.
9 - Regras oficiais, regulamentos e sistemas de competições;
Regulamento internacional ( FIDE)
Leis do xadrez
Regras atualizadas
Torneios;
Oficial
Rápido
Ativo
Relâmpago
Por equipe
Outros sistemas.
Sistemas de competições;
Suíço e schuring.
10 - Ataque e contra-ataque no xadrez;
Ponto de vista das brancas
Ponto de vista das pretas
Como controlar o centro
Defesas siliciana, ninzoíndia da dama, alekhine, filidor...
Ataques do gambito dama, Evans recuado, Ruy Lopes, partida vienense...
11- Participações em torneios e campeonatos;
Jogos internos na própria escola
Jogos escolares
Torneios municipais, regional, estadual, nacional e internacional
Torneios pelo clube epistolar brasileiro
Campeonatos pelo clube brasileiro de xadrez
Torneios pela internet.
12 - Avaliações;
Provas escritas e oral - Trabalhos individuais e em grupos - Resultados em torneios e campeonatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário