terça-feira, 17 de abril de 2007

INFORMATIVO DO CLUBE DE XADREZ ESCOLAR DA E.E.J.R - 2004

Informativo do Clube de Xadrez da E.E. Jerônimo Rosado. Ano 01 Número 01 Mossoró-Rn,Setembro/2004
RETORNO

Depois de um recesso forçado o CLUBE DE XADREZ ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO – CEXJR, volta com força total e começa o ano de 2004 com o pé direito. Funcionando em salas improvisadas conseguimos reunir vários estudantes interessados no jogo de xadrez e realizamos várias oficinas e torneios em algumas escolas de Mossoró, , participamos do JEM`S e dos JERN'S. Apartir do mês de SETEMBRO estamos funcionando EM DEFINITIVO na sala onde funcionava o laboratório de Física na ala oeste da escola e esperamos continuar lá para aumentar o número de alunos no clube de xadrez. E uma sala ampla ventilada, com birô, mesas, cadeiras, 22 tabuleiros, 22 conjunto de peças de xadrez, atendendo 44 pessoas por turma.
CONVITE
Convidamos todos os estudantes da nossa escola e da rede pública estadual de ensino a freqüentarem O CLUBE ESCOLAR XADREZ -CEXJR para aprender, e utilizar o xadrez para seu desenvolvimento intelectual, ter momentos de lazer e recreação ampliando seu ciclo de amizade e no futuro participar de torneios e campeonatos. O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ-CEXJR funciona nas terças e quinta-feira, pela manhã das 8:00 às 11:00 h e no turno vespertino das 14:00 às 17:00 horas e aos Sábado das 8:00 às 11:30 horas. Quem não estiver disponível neste horário, entre em contato com o professor Pereira pelo telefone 314-2240 ou nos horários de funcionamento do clube.
O QUE É UM CLUBE DE XADREZ ESCOLAR?
O clube de xadrez escolar combina atividades sociais e educacionais. Membros vêm para jogar, aprender, ensinar, rever velhos amigos e fazer novos. Os jogadores – não importa o nível de habilidade, experiência ou idade – falam uma língua comum, e uma que freqüentemente não é entendida em outras áreas da vida das pessoas. As rivalidades são amigáveis; as amizades são competitivas. Um clube pode oferecer uma ampla variedade de atividades. Podem ser xadrez rápido ou jogos avaliados, ou ambos. As atividades do clube podem incluir exibições simultâneas, palestras, e aulas normais ministradas por Masters e Experts. Alguns jogadores que vão ao clube regularmente não participarão de todo torneio escolar de fim de semana. Estes ávidos jogadores se satisfazem com xadrez "sério" e não perder ponto em competições como "um – jogo – uma – pausa – para – almoço". Em condições ideais, o clube atenderá a todos os jogadores – tanto para recreação como para sérios torneios. TODOS os membros são importantes para o sucesso do clube.
As pessoas que queiram freqüentar o CLUBE DE XADREZ ESCOLAR não são obrigadas a participar de torneios e campeonatos, podem utilizar o xadrez apenas para seu entretenimento, de forma recreativa e de lazer e também para melhorar seu desempenho intelectual.
O CLUBE DE XADREZ ESCOLAR - CXEJR - oferecerá CURSOS ESPECIAIS para professores da nossa escola e da rede estadual de ensino, tanto a nível básico, médio e elevado, em horários de acordo com a disponibilidade de cada um participante. Lembrando aos professores em geral que o xadrez é rico em atividades múltiplas para ser trabalhado a INTERDISCIPLINARIDADE com várias disciplinas.

TORNEIOS REALIZADOS PELO CLUBE ESCOLAR DE XADREZ EM 2004
Na E.E. JERÔNIMO ROSADO, foram realizados três torneios: Dois com premiação e um preparatório para os alunos que iriam competir nos JOGOS ESCOLARES MUNICIPAL -JEM'S- e JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE - JERN'S -.
RESULTADOS DO TORNEIO RELÂMPAGO 5' MINUTOS -5 RODADAS- SISTEMA SUIÇO

1º Lugar CAMPEÃO - MIGUEL FRANKLIN FERREIRA- 2º ANO "A"- VESPERTINO (EEJR)
2º Lugar - VICE - GEORGE MAIA DE OLIVEIRA - 2º ANO "A"- VESPERTINO (EEJR)
3ª Lugar - - HELDER DOS SANTOS CONVIDADO

RESULTADO DO TORNEIO ATIVO 30' MINUTOS -5 RODADAS - SISTEMA SUIÇO

1º Lugar CAMPEÃO - EMANOEL ALVES FERNANDES PEREIRA- 1º ANO "G"- MATUTINO
2º Lugar VICE - ALYSSANDRO ANANIAS DE ANDRADE - 1º ANO "B" - VESPERTINO
3º Lugar - ALAN MAXWELL SOUSA DE ANDRADE - 1º ANO "A" - NOTURNO

REALIZAÇÕES DO CLUBE NO 1O SEMESTRE

OFICINAS DE XADREZ

O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ - CEXJR, realizou várias oficinas nas escolas públicas estadual de Mossoró. A primeira oficina aconteceu na nossa escola no mês de maio nos turnos matutino e vespertino onde expomos no corredor principal, no térreo, um vasto material de apostilhas, livros, fotos, um mural com texto sobre a historia, importância, objetivos, curiosidades, miscelânea e regras do jogo de xadrez. Demonstrações do jogo, aula para iniciantes, inscrições de alunos e torneios coroaram nossa oficina. Consideramos um sucesso por ter sido inscritos 46 alunos e a visitação ter sido numerosa.
A segunda oficina realizamos na E.E. Abel Freire Coelho no dia 06 de maio, somente no turno matutino, com exposição de fotos, livros, apostilhas, demonstração do jogo e inscrições de alunos, fomos bem recebidos pela vice-diretora, Maria Emília que nos deu total apoio e cedeu o auditório daquela escola. Foi feito convite a todos os alunos do Abel Coelho para integrar e freqüentar o nosso clube de xadrez.
Na E.E. Dr. EWERTON DANTAS CORTEZ os professores de Educação Física, Manoel Moura e Maria Lúcia, deram total apoio a nossa iniciativa e coordenaram os trabalhos de forma brilhante sendo possível o sucesso total da oficina ali realizada. Num primeiro momento realizamos uma reunião para planejar a melhor maneira de executar as atividades. Dividimos a oficina em dois turnos, no matutino e noturno. No turno matutino colocamos mesas e cadeiras numa área ampla e dispomos todo material de apostilhas, livros, fotos, tabuleiro, peças e fizemos demonstrações do jogo para todos os alunos que eram convidados nas suas turmas e se dirigiam ao local acompanhado do professor de sala de aulas. Permaneciam alguns minutos e retornavam as suas salas de forma ordeira e coordenada. Da 1a à 8a séries do fundamental, viram, ouviram e conheceram o jogo de xadrez. No turno noturno executamos de forma mais democrática onde foram convidados todos os alunos do turno vespertino e noturno que compareceram em número expressivo e participaram da exposição.
Nesta escola realizamos o 1O torneio interno de 2004 na Biblioteca às 14:00 h no dia 26 de maio com enxadristas que iriam participar dos JEM`S e JERN`S, e alguns principiantes interessados ( Ver resultado adiante). Terminada essa tarefa O Clube Escolar de Xadrez –CEXJR, assumiu o compromisso de realizar curso básico de xadrez para todos os interessados desta escola. Agradecemos também a diretora que cedeu os locais e horários para realização da oficina.
Na ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO GURGEL, na segunda quinzena de Maio aconteceram várias visitas a escola, e em uma delas foi entregue o projeto de xadrez a direção para estudar e avaliar a execução do mesmo. Infelizmente não obtivemos uma resposta da parte diretora, pessoa ocupadíssima, não sendo possível uma reunião para que o Clube de xadrez realizasse sua oficina.
PRÓXIMAS OFICINAS
O Clube Escolar de Xadrez do Jerônimo Rosado já entrou em contato com várias escolas para realizar as oficinas de xadrez neste segundo semestre, são elas: E.E. Aida Ramalho Cortez Pereira, E.E. Paulo Freire, E.E. Governador Dix-sept Rosado. Escolas Estaduais de Areia Branca e Tibau. Apenas esperamos contato de confirmação para entramos novamente em ação.
POR QUE TANTO INTERESSE PELO XADREZ?
Perguntar “Por que jogar xadrez?” equivale a perguntar: “Por que ouvir música?” Trata-se de algo tão espontâneo e natural, nas pessoas com espírito inventivo e sensibilidade para apreciar diferentes manifestações artísticas, que tal questão não requer maiores esclarecimentos nem justificativas. Contudo, se queremos dar à questão uma abordagem mais completa, é importante dizer que em 1924, é fundada, em Paris, a Fédération Internationale des Échces (FIDE), que hoje é a segunda maior Federação Esportiva do mundo, ficando somente abaixo da FIFA ( Federação Internacional de Futebol ) em número de países filiados ( mais de 160 países ), ou seja, o xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo.
Charles Partos foi o primeiro a comprovar cientificamente os principais benefícios que o xadrez proporciona aos seus praticantes. Segundo ele a prática constante do xadrez agrega um alto valor pedagógico na perspectiva cognitivista e comprovadamente desenvolve:
· atenção e a concentração;
· julgamento e planejamento;
· imaginação e a antecipação;
· memória;
· vontade de vencer,
· paciência e o autocontrole;
· o espírito de decisão e a coragem
· lógica matemática,
· raciocínio analítico e sintético;
· criatividade;
· inteligência;
· organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras
Também foi constatado que o xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que derrota não é sinônimo de fracasso, e nem vitória é sinônimo de sucesso, o xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos. “Muito poucos acertam antes de errar.”(Sêneca)
O xadrez é uma arte de grande beleza e apresenta imensa riqueza de possibilidades. É um passatempo agradável e instrutivo, que entreteve grandes personagens de nossa história, como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Montesquieu, Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis e Monteiro Lobato (para citar apenas alguns ).
O articulista Javier Vargas[1][4] diz que uma das mais valiosas contribuições do xadrez ao bem estar humano é a sociabilidade, entendida como uma maneira de se conhecer, conviver e desfrutar da companhia do outro. É indubitável que o prazer do xadrez se dá melhor numa atmosfera de amizade. Se se prescinde deste valor, o ato de jogar perde muito de seu sentido. Até Margaret Tatcher, ex-primeira ministra da Grã Bretanha, disse: "O xadrez é um dos meios para a aproximação dos povos e contribui para o estabelecimento de contatos amistosos". Jogar xadrez é uma maneira de sentir o prazer do intercâmbio de idéias, de formular planos, de confrontar soluções, de criar e entender a realidade da partida. M. Fernández-Braso, em "Jogo de posições" afirma: "Os enxadristas conseguem um diálogo de movimentos e uma muda comunicação de inteligência e condições para o exercício da sabedoria de posições". Como arte, o xadrez é expressão da criatividade humana, como jogo, um passatempo e um meio de aproximação social. Tudo isso não é pouca coisa: em seu tempo, o escritor tcheco Franz Kafka (1883 - 1924) lamentava que o ser humano estivesse sendo anulado cada vez mais pela técnica, por seus próprios conhecimentos e por sua preparação: "Somos mais objetos, mais coisas que criaturas vivas", disse.
DESTAQUE:
PARABÉNS PARA ALUNA JEANI MARIA DA ROSA 2ºANO "B" TURNO VESPERTINO DA E.E. JERÔNIMO ROSADO QUE GANHOU MEDALHA DE BRONZE (3º LUGAR) NA CATEGORIA JUVENIL FEMININO NOS JERN'S.
PELOS PONTOS CONSEGUIDOS NOS TRÊS TORNEIOS QUE ELA PARTICIPOU O EEJR NA SUA CATEGORIA CONSEGUIU CLASSIFICAÇÃO GERAL EM 3º LUGAR NA COMPETIÇÃO. ELA COMEÇOU NO XADREZ ESTE ANO UM MÊS ANTES DA COMPETIÇÃO. REALMENTE MERECE PARABÉNS!!!!.
Curiosidades do xadrez
§ O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.

§ O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.
§ Na década de 1980, na ex-URSS, por duas vezes um jogador de Xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades. Foram eles: Anatoli Karpov (1981) e Garry Kasparov (1985).
§ O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

§ O Xadrez é a única modalidade esportiva que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.

§ Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez

o O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO CLUBE DE XADREZ ESCOLAR EEJR
TERÇA-FEIRA - 8:00 às 11:00 h.
QUINTA-FEIRA - 8:00 às 11:00 h.
SÁBADO - 8:00 às 11:30 h.
Aos interessados que não puderem comparecer nestes horários entre em contato com o professor pereira pelo fone 314-2240 ou venham nos horários normais no CLUBE DE XADREZ estabelecerr seus horários.



ATÉ O PRÓXIMO INFORMATIVO.

AGUARDEM!!!

Nenhum comentário: