terça-feira, 17 de abril de 2007

Informativo do Clube do Xadrez Pensart da E.E. Jerônimo Rosado, Ano 02 Número 02 Mossoró-Rn, Maio de 2005

Informativo do Clube do Xadrez Pensart da E.E. Jerônimo Rosado, Ano 02 Número 02 Mossoró-Rn, Maio de 2005

O CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART -CXEP - começa o ano de 2005 com força total. Estamos desenvolvendo nossas atividades em parceria com O CLUBE DE XADREZ MOSSOROENSE - CXM - que tem os melhores enxadristas de nossa cidade e promove torneios e campeonatos para iniciantes e veteranos. O Clube de Xadrez Pensart sedia a maioria dos torneios programados pelo CXM que dá total apoio a programação do CXEP. O número de freqüentadores no Clube de xadrez Pensart no primeiro bimestre deste ano já atinge o nº de 80 alunos de nossa escola e esperamos o apoio da Direção, supervisão, coordenação e professores para ampliar o nosso projeto envolvendo toda comunidade escolar e funcionar nos três turnos.

CONVITE

Convidamos todos os estudantes e professores da nossa escola e da rede pública estadual de ensino a freqüentarem O CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART -CXEP- para aprender, e utilizar o xadrez para seu desenvolvimento intelectual, ter momentos de lazer e recreação ampliando seu ciclo de amizade e no futuro participar de torneios e campeonatos. O CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART funciona nas terças e quinta-feira, pela manhã das 8:00 às 11:00 h e no turno vespertino das 14:00 às 17:00 horas. Quem não estiver disponível neste horário, entre em contato com o professor Pereira pelo telefone 3314-4538 ou nos horários de funcionamento do clube.

O QUE É UM CLUBE DE XADREZ ESCOLAR?
O clube de xadrez escolar combina atividades sociais e educacionais. Membros vêm para jogar, aprender, ensinar, rever velhos amigos e fazer novos. Os jogadores – não importa o nível de habilidade, experiência ou idade – falam uma língua comum, e uma que freqüentemente não é entendida em outras áreas da vida das pessoas. As rivalidades são amigáveis; as amizades são competitivas. Um clube pode oferecer uma ampla variedade de atividades. Podem ser xadrez rápido ou jogos avaliados, ou ambos. As atividades do clube podem incluir exibições simultâneas, palestras, e aulas normais ministradas por Masters e Experts. Alguns jogadores que vão ao clube regularmente não participarão de todo torneio escolar de fim de semana. Estes ávidos jogadores se satisfazem com xadrez "sério" e não perder ponto em competições como "um – jogo – uma – pausa – para – almoço". Em condições ideais, o clube atenderá a todos os jogadores – tanto para recreação como para sérios torneios. TODOS os membros são importantes para o sucesso do clube.
As pessoas que queiram freqüentar o CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART -CXEP - não são obrigadas a participar de torneios e campeonatos, podem utilizar o xadrez apenas para seu entretenimento, de forma recreativa e de lazer e também para melhorar seu desempenho intelectual.
O CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART- CXEP - oferece CURSOS ESPECIAIS para professores da nossa escola e da rede estadual de ensino, tanto a nível básico, médio e elevado, em horários de acordo com a disponibilidade de cada um participante. Lembrando aos professores em geral que o xadrez é rico em atividades múltiplas para ser trabalhado a INTERDISCIPLINARIDADE com várias disciplinas.

PRÓXIMAS OFICINAS

O Clube de xadrez PENSART do Jerônimo Rosado já entrou em contato algumas escolas para realizar as oficinas de xadrez neste primeiro semestre, são elas: E.E. CUNHA DA MOTA, E. E. SANTA DELMIRA.

POR QUE TANTO INTERESSE PELO XADREZ?
Perguntar “Por que jogar xadrez?” equivale a perguntar: “Por que ouvir música?” Trata-se de algo tão espontâneo e natural, nas pessoas com espírito inventivo e sensibilidade para apreciar diferentes manifestações artísticas, que tal questão não requer maiores esclarecimentos nem justificativas. Contudo, se queremos dar à questão uma abordagem mais completa, é importante dizer que em 1924, é fundada, em Paris, a Fédération Internationale des Échces (FIDE), que hoje é a segunda maior Federação Esportiva do mundo, ficando somente abaixo da FIFA ( Federação Internacional de Futebol ) em número de países filiados ( mais de 160 países ),
ou seja, o xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo.
O xadrez é modalidade esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional desde 1999.
ESTAREMOS DE VOLTA EM BREVE COM OUTRO INFORMATIVO MOSTRANDO A PROGRAMAÇÃO ANUAL DO CLUBE DE XADREZ E PARTICIPAÇÃO EM TORNEIOS E CAMPEONATOS.
"Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos."
WILPERSIL

Nenhum comentário: