segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE XADREZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAL DE MOSSORÓ EM 2011 E PROJETO ORIGINAL ELABORADO E EXECUTADO NO ANO DE 2004

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – 
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CLUBE DE XADREZ ESCOLAR
PROJETO DE AMPLIAÇÃO



PROJETO DE EXPANSÃO DO JOGO DE XADREZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAL DE MOSSORÓ


WILLIAM PEREIRA DA SILVA

Matricula 39759/8 Vínculos 1 e 2

Mossoró. Maio 2011


APRESENTAÇÃO

O Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado, na sua trajetória de sete anos, alcançou todos seus objetivos naquilo que foi proposto desde a sua fundação no ano de dois mil e quatro no dia dez de setembro, segundo consta em ata, vasta documentação e no seu projeto original (em Anexo).

Funcionando em sala ampla com mesas, cadeiras, material de xadrez suficiente para sessenta alunos atendeu neste interregno dois mil e quatro a dois mil e onze, centenas de alunos da Escola Estadual Jerônimo Rosado como também de outras escolas da região que procuraram suas atividades. Várias oficinas, torneios e campeonatos de xadrez foram realizadas noutras escolas; Escola Estadual Abel Freire Coelho, Escola Estadual Ewerton Cortez, Escola Estadual Pe. Alfredo, Escola Estadual Aida ramalho, Centro de Estudo Integrado Professor Eliseu Viana, Escola Municipal Felício de Moura, Colégio Evangélico Leôncio José de Santana, Educandário São Francisco, Ciclo de Aprendizagem Moderna, Escola Estadual Cunha da Mota, Colégio Pequeno Príncipe, CEAMO, Conselho Comunitário do bairro Barrocas II, Lar da Criança Pobre na Paróquia de São José, Escola Estadual Nossa Senhora da Graças,Escola Estadual Pereira Lima

Com sucesso comprovado o Clube de Xadrez Pensart executou uma vasta programação durante este período atendendo toda comunidade mossoroense, atuando como uma verdadeira liga de Xadrez promovendo torneios e campeonatos em varias instituições da cidade.


JUSTIFICATIVA

A presença do xadrez na grande maioria das escolas é hoje uma realidade.. " É uma situação de feito e não de direito".

A expansão do xadrez como atividades pedagógicas nas escolas em todo Brasil tem crescido de maneira significativa, no Estado do Rio Grande do Norte não é diferente, seu crescimento se dá em várias escolas de todas as regiões de todo Estado.

Esse projeto de expansão das atividades do xadrez escolar visa oferecer palestras, cursos, seminários e oficinas para esclarecer a comunidade escolar das escolas jurisdicionada ao 12º DIRED o valor pedagógico do jogo de xadrez, suas características e implicação educacionais e de formação de caráter como também promover torneios e campeonatos.

Para tornar tal ação possível é de fundamental importância ter um professor/instrutor de xadrez com carga horária exclusiva para desenvolver essas atividades nas escolas na regional de Mossoró dirigidas pela 12ª DIRED com um cronograma pré-definido e elaborado de acordo coma realidade de cada escola.

Atuando no jogo de xadrez no período de 1994/2010 como coordenador da modalidade de xadrez nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, regional Mossoró, fundador do Clube de Xadrez Pensart na Escola Estadual Jerônimo Rosado no ano de 2004 mantendo suas atividades até o ano de 2011, o professor William Pereira da Silva propõe desenvolver essas ações de forma organizada, planejada e elaborada com um organograma de acordo com o calendário do ano letivo.

OBJETIVOS GERAL

• Difundir o jogo de xadrez nas escolas de Mossoró e região demonstrando seu valor pedagógico, sua implicações nos aspectos educacionais, sua importância na fluidez de pensamentos e raciocínio lógicos, a ética enxadrística e normas de condutas esportivas.

. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Oportunizar cursos básicos de xadrez a toda comunidade escolar

• Demonstrar como utilizar o jogo de xadrez para desenvolver habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência

• Difundir as atividades do xadrez escolar

• Compreender o valor pedagógico do jogo de xadrez nas atividades escolares.

DESENVOLVIMENTO

Instalar uma sala como sede do Clube de Xadrez Pensat na Escola Estadual Jerônimo Rosado ou Centro Educacional Integrada Professor Eliseu Viana para desenvolvimentos e continuidade das suas atividades.

Em parceria com o Departamento de Educação Física da 12ª DIRED definir horário de expediente para elaborar cronograma, planejar ações, coordenar atividades, definir calendários de visitas as escolas, executar cursos, palestras, oficinas, torneios e campeonatos de xadrez.

As atividades do projeto de xadrez escolar serão realizadas de acordo com a realidade de cada escola e solicitação para analise da situação de como vamos atuar.

A carga horária do professor poderá ser definida com 25 horas aulas no Clube de Xadrez Pensart e as 15 horas aulas semanais ministrando as atividades do xadrez nas escolas da 12ª DIRED. A supervisão das atividades ficariam a cargo do setor de Educação Física da 12ª DIRED e da Direção das Escolas onde for implantado o projeto.

O Clube de xadrez Pensart dispõe de todo material necessário a execução das atividades do projeto não necessitando nenhum recurso material para as ações propostas.


CONCLUSÃO

A difusão do xadrez no meio educacional torna-se imprescindível devido o xadrez ter demonstrado que;

 É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.

 Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.

 Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.

 Estimula a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

 Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.

 Proporciona prazer em seu estudo e prática.

 Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.

 Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:

1. A atenção e concentração;

2. O julgamento e o planejamento;

3. A imaginação e a antecipação;

4. A memória;

5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;

6. O espírito de decisão e a coragem;

7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8. A criatividade;

9. A inteligência;

10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas

estrangeiras.

Daí a grande importância da implantação deste riquíssimo projeto nas escolas públicas Estadual

ANEXOS

O CLUBE DE XADREZ PENSART NA INTERNET

Para documentar, arquivar e divulgar nosso trabalho criamos vários Blogs na internet no intuito de colocar nosso trabalho para avaliação, pesquisa, mostrar nossa experiência realizando intercâmbio com todos os interessados pelo desenvolvimento do xadrez em Mossoró, no Rio Grande do Norte e no Brasil.
Nossos links são:

http://cxpensart.blogspot.com/ - Blog do CXPENSART

http://cxpensartdocumentos.blogspot.com/ – Documentação do CXPENSART (ata, projetos, informativos, etc.)
http://oficinascxpensart.blogspot.com/ – Fotos das oficinas e laboratórios realizados pelo CXPENSART

http://xadrezmossoro.blogspot.com/ - Fotos dos jogos escolares JERN’S e JEM`S realizados no CXPENSART.





Modelo da Ata de criação do Clube de Xadrez Escolar da Escola Estadual Jerônimo Rosado

Aos dez dias do mês de setembro do ano dois mil e quatro, foi oficializada, através de uma reunião, a fundação do CXEJR - Clube de Xadrez Escolar da Escola Estadual Jerônimo Rosado. Nesta ocasião, o Professor William Pereira da Silva fez uma explanação na presença dos alunos; Miguel Franklin Ferreira, Carlos Alberto da Silva Filho, George Maia de Oliveira, Jeani Maria da Rosa, Antonio Ewerton de Sousa Amaral, Ítalo de Paula Frutuoso, e demais alunos do turno vespertino, dos objetivos do Clube de xadrez e ressaltou que há dez anos as atividades do jogo de xadrez já acontece nesta escola sendo desenvolvida como modalidade esportiva, preparando alunos para os jogos escolares, e atividades extra classe na qual os alunos participavam através do lazer e da recreação tendo o xadrez como passatempo. Lembrou da luta constante para manter uma sala adequada ao desenvolvimento pleno do xadrez e da incompreensão de alguns dirigentes desta escola e dos próprios colegas de profissão que não entendiam a importância dessa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento social e intelectual dos alunos e sempre sua sala era destruída ou desativada quando havia troca de diretores, porém com muita insistência conseguiu manter as atividades do xadrez durante todo este período sempre montando sua sala em diversos lugares e recuperando o material que fora extraviado. Muitos foram os sucessos e fracassos em participações em jogos escolares, mas sempre estávamos presentes nas competições. O referido Clube de Xadrez Escolar CXEJR nesta nova etapa em que estamos instalado numa sala ampla, ventilada, isolada, com recursos materiais suficiente para atender trinta e seis alunos em um só horário, irá combinar atividades sociais e educacionais. Membros vêm para jogar, aprender, ensinar, rever velhos amigos e fazer novos. Os jogadores – não importa o nível de habilidade, experiência ou idade – falam uma língua comum, e uma que freqüentemente não é entendida em outras áreas da vida das pessoas. As rivalidades são amigáveis; as amizades são competitivas. Um clube pode oferecer uma ampla variedade de atividades. Podem ser xadrez rápido ou jogos avaliados, ou ambos. As atividades do clube podem incluir exibições simultâneas, palestras, e aulas normais ministradas por professores. Alguns jogadores que vão ao clube regularmente não participarão de todo torneio escolar de fim de semana. Em condições ideais, o clube atenderá a todos os jogadores – tanto para recreação como para sérios torneios. TODOS os membros são importantes para o sucesso do clube. Destacou ainda o professor que este Clube de xadrez escolar da escola estadual Jerônimo Rosado é o primeiro Clube escolar da rede estadual de ensino da história do xadrez escolar na rede pública estadual em Mossoró, sendo o pioneiro nesta atividade. Vários são os projetos que estão sendo desenvolvido pelo clube: Projeto Xadrez nas Escolas Publicas Estadual ( o CXEJR realiza oficinas nas escolas jurisdicionada ao décimo segundo DIRED e convida alunos de outras escolas a participar de nosso clube ) projeto O Xadrez e os Núcleo tecnológicos Educacional - NTE 03 ( Os laboratórios de informática serão utilizados pelos alunos da rede púbica estadual para pesquisas e jogos com programas de computadores e jogos on line ) projeto Milk-xeque (peça teatral educativa que divulga o xadrez). Neste ano de dois mil e quatro sediamos os Jogos escolares do Rio Grande do Norte, que teve a participação de dezesseis escolas e cento e quatorze enxadristas. Ficou decidido nesta reunião que o clube terá um estatuto elaborado pelos freqüentadores respeitando a disciplina e o zelo pelo material existente no clube e seria estudado um nome para denominar nosso clube.. E hoje neste dez de setembro do corrente ano inicia uma nova era do xadrez nesta escola com a fundação do nosso Clube de Xadrez Escolar. Nada mais havendo para tratar foi encerrada a reunião, da qual, eu, Jeani Maria da Rosa, Secretária da Reunião, lavrei a presente ata, que vai assinada pelos sócios fundadores, por mim e pelos demais presentes à solenidade.
FOTOS DAS ATIVIDADES DO CXPENSART 2004-2O11 EM BREVE ESATREMOS DISPONIBILIZANDO UM LINK PARA ACESSO. AGUARDEM!



PROJETO ORIGINAL ELABORADO NO ANO DE 2004 - Para ler todo o projeto clique em MAIS INFORMAÇÕES


REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DOS DESPORTOS
ESCOLA ESTADUAL "JERÔNIMO ROSADO "
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO:


ELABORADOR: PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA WILLIAM PEREIRA DA SILVA


ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO

MOSSORÓ, JUNHO DE 2004


SUMÁRIO

 APRESENTAÇÃO

 JUSTIFICATIVA

 OBJETIVOS:

o GERAL

o ESPECÍFICOS

 DESENVOLVIMENTO;

o METODOLOGIA

o LOCAIS DAS ATIVIDADES

o TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO

o RECURSOS UTILIZADOS

 PROGRAMA ANUAL

 BIBLIOGRAFIA

APRESENTAÇÃO

A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino estadual em Mossoró. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais de Mossoró e da jurisdição do 12º DIRED que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades extra-classe; E.E. Jerônimo Rosado, E.E. Aida Ramalho, E.E. Ewerton Cortez, E.E. Abel Coelho, E.E. Centenário, E.E. Paulo Freire, E.E. Raimundo Gurgel e tantas outras.

Com todo esse crescimento temos de dar condições para a implantação de um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físico, humano e material para serem utilizados pelos alunos da rede pública estadual, e que este Clube seja numa sala ampla, bem iluminada, ventilada ou climatizada, com 20 mesas, 40 cadeiras, 20 conjunto de peças de xadrez, 20 relógios de xadrez, 20 tabuleiros de xadrez tudo padronizado e ainda birôs, estantes, mural de xadrez, quadro de lousa, estantes e material de expedientes, orçado em média (+/-) R$ 5.000,00.

A implantação do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, dará preferência a ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO , que já desenvolve o jogo de xadrez há nove anos e tem um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR em sala improvisada e recursos escassos. Serão realizadas oficinas com exposição de textos, fotos, murais, demonstração do jogo de xadrez e cursos para professores e alunos em todas as escolas da rede publica estadual ligadas ao 12º DIRED, incentivando a todos a praticarem o \Xadrez e freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSAD



JUSTIFICATIVA

O projeto xadrez nas escolas públicas, surgiu da experiência vivida pelo professor autor desse projeto, WILLIAM PEREIRA DA SILVA, durante oito anos desenvolvendo o jogo de xadrez na ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, e como diretor técnico da modalidade xadrez nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte ( JERN'S ), regional Mossoró, desde l996.

Durante essa experiência desenvolvendo o xadrez como uma disciplina extra-classe e modalidade esportiva, foram adquiridos conhecimentos importantes sobre esse jogo . Conhecimentos estes que nos levaram a descobrir que o jogo de xadrez está implantado em várias escolas do Brasil numa escala bastante acentuada.

A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou inclusive através de academias privadas , raramente há um colégio que não tenha algum tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular. " É uma situação de feito e não de direito".

Esse projeto de xadrez nas escolas justificam sua existência por estar demonstrando que o xadrez::
 É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.

 Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.

 Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.

 Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

 Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.

 Proporciona prazer em seu estudo e prática.

 Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.

 Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O raciocínio lógico e a capacidade de calculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e matemática.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo que estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal.
Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:

1. A atenção e concentração;

2. O julgamento e o planejamento;

3. A imaginação e a antecipação;

4. A memória;

5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;

6. O espírito de decisão e a coragem;

7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8. A criatividade;

9. A inteligência;

10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas

estrangeiras.

" Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influe, sem dúvida, na mentalidade deles". KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez.

"A impossibilidade de conhecer o melhor lance em uma partida de xadrez é que eleva o xadrez de um jogo científico para uma forma de arte, um meio de expressão individual". JOHN R. BOWAN(Físico)

“Por isso o xadrez merece credito, porque ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.
E, além disso, aprender que as peças no xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar as posições das demais peças, tanto as próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.
Quantas vezes podemos notar crianças, por exemplo, ao não entenderem o que o enunciado do problema lhe diz. Não sabem solucioná-lo, aprendem fórmulas de memória, quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta.
Devemos conseguir que as crianças e jovens encontrem seus próprios sistema de ação e para isso teremos que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas.
Assim na escola secundária com os dados de um teorema e sua idéia, a demonstração pode ser encontrada pelo aluno, porém para que isso aconteça é importante um certo treinamento na escola fundamental.
Sentindo a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no Brasil, elaboramos esse projeto xadrez nas escolas, para ser implantado nas escolas estaduais de Mossoró e quem sabe no futuro em todo estado.
Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e construir uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas.
Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez como recurso.
“Os hindus explicam pelas casas do tabuleiro a passagem do tempo e das idades, as grandes influências que regem o mundo e os vínculos que unem o xadrez com as almas humanas.” .......... Al Masudi, historiador árabe, no ano 947.



QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS



CARACTERÍSTICAS DO XADREZ

IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER

 -Concentração enquanto imóvel na cadeira / Desenvolvimento do autocontrole psico-físico

 -Fornecer um número de movimentos num determinado tempo  /  Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível

-Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes  /  Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo


Encontrar um lance, a procura de outro melhor  /  Empenho no progresso contínuo

De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante(combinação)  /  Criatividade e imaginação

O resultado indica quem tinha melhor plano /  Respeito à opinião do interlocutor

Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa  /  Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia

Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte  /  Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.



PÚBLICO ALVO:


• Alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino de Mossoró.



DISCIPLINA ENVOLVIDAS NO PROJETO:

• Educação Física




OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO


• Proporcionar aos alunos da rede pública estadual a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência popularizando-o nas escolas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Criar um intercâmbio entre as escolas estaduais.

• Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.

• Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem.

• Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.

• Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar competição interna nas suas respectivas escolas.

• Educar através da ética enxadrística.

• Implantar definitivamente o clube de xadrez escolar.



DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (ETAPAS)


O Projeto Xadrez Nas Escolas Públicas Estaduais foi planejado para ser executado por etapas:

1ª ETAPA - INSTALAÇÃO DA SALA

Instalar uma sala na Escola Estadual "Jerônimo Rosado", com todas as condições possíveis e necessárias ao desenvolvimento do jogo de xadrez para no mínimo vinte e no máximo trinta alunos. Esta sala deverá ser ampla, isolada, ventilada ou climatizada, iluminação adequada e ter todos os recursos materiais como lousa, birôs, estantes, mesas e cadeiras adequadas ao jogo de xadrez, tabuleiros e peças oficiais, relógios para xadrez e os recursos didáticos. (ver recursos humanos e materiais ).

2ª ETAPA - FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO

A formação das equipes de trabalho será feita através de convites e convocações de pessoas ligadas ao jogo de xadrez. Num primeiro momento serão convocados todos os professores da rede estadual de ensino que tenham carga horária na modalidade de xadrez, em seguida convidar professores, alunos e funcionários da E.E. Jerônimo Rosado, voluntários da comunidade, integrantes do clube mossoroense de xadrez e colaboradores diversos. Nesta etapa estaremos discutindo e planejando a melhor maneira de executar o projeto nas escolas.

3ª ETAPA -ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Em parceria com o 12º DIRED, faremos um levantamento das escolas estaduais jurisdicionada a este núcleo e elaboraremos um cronograma de atividades para realizar as oficinas de xadrez. Essa oficinas serão distribuídas e executadas de acordo com a realidade de cada escola com respaldo do 12° DIRED .

4ª ETAPA - FUNCIONAMENTO DA SALA DE XADREZ NA ESCOLA ESTADUAL "JERÔNIMO ROSADO".
Antes de começarmos as oficinas nas outras escolas iniciaremos o funcionamento da sala de xadrez que denominaremos de CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Uma equipe realizará a divulgação do projeto em todas as salas de aulas da E.E. JERÔNIMO ROSADO, nos três turnos, incentivando os alunos a participarem das atividades que serão realizadas no CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Faremos suas inscrições e distribuiremos todos nos seus respectivos horários de acordo suas disponibilidades e de seu nível, se é praticante ou iniciante no xadrez.

5ª ETAPA - AS OFICINAS DE XADREZ
As oficinas consistem na apresentação do jogo de xadrez por equipes previamente selecionadas e treinadas no próprio clube escolar de xadrez. Com todo material disponível visitaremos as escolas e faremos apresentações através de jornais, revistas, cartazes, encenações, aulas, palestras e todo material necessário para demonstração do jogo de xadrez. Previamente planejada e elaboradas para serem executadas de acordo com a realidade da escola visitada. Nessas oficinas incentivaremos a pratica do jogo de xadrez e incentivaremos a todos a implantar o xadrez na escola, com elaboração de projetos e solicitação aos órgãos competentes e de recursos para viabilizar tal intento.
Todos receberão convites para freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ da E. E. JERÔNIMO ROSADO, onde serão inscritos em horários pré-estabelecidos e receberão todo apoio para sua participação como principiante ou praticante do jogo de xadrez.
As oficinas serão realizados em data e horários definidos pela própria escola junto ao CLUBE ESCOLAR DE XADREZ.
Nessas oficinas poderão aparecer alunos com nível avançado no jogo do xadrez, os mesmo serão orientados e atualizados em relação aos torneios e campeonatos e receberão atenção especial para serem treinados e servirem de elo entre sua escola e o clube escolar de xadrez.

6ª ETAPA - ORGANIZAR O FUNCIONAMENTO DO CLUBE ESCOLAR DE XADREZ.

O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ funcionará nos três turnos onde será escalonado o pessoal que irá executar os trabalhos. Um programa anual com conteúdos elaborados de acordo com o nível das turmas selecionadas norteara a metodologia de ensino.
Um corpo administrativo escolhido pelo diretor da escola, orientado pela equipe responsável do projeto criará um estatuto para nortear e disciplinar o funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ

7ª ETAPA - ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÕES.
Definido as normas e regulamento do funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, a equipe responsável pela direção acompanhará o bom andamento das atividades, preservando o patrimônio, a disciplina interna e realizando reuniões para planejar e avaliar os alunos participantes.

8ª ETAPA - REALIZAR TORNEIOS E CAMPEONATOS.
No primeiro bimestre de funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, serão realizados torneios e campeonatos com os participantes que apresentarem desempenho satisfatório no jogo de xadrez e os enxadristas que já participaram de eventos anteriormente. Nesta etapa não é obrigatória a participação de todos nos torneios e campeonatos, porque o nosso objetivo maior é implantar uma metodologia em que o xadrez seja visto como um instrumento para a educação global do aluno, um suporte pedagógico a ser utilizado na escola e não uma modalidade esportiva.

9ª ETAPA - CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE XADREZ.
Na rede estadual de ensino existem professores com carga horária especifica para o xadrez como modalidade esportiva, visando somente a participação de alunos nos jogos escolares e torneios ou campeonatos existentes em Mossoró. O número destes professores é reduzido e poucos tem conhecimentos profundo sobre o jogo de xadrez e como o mesmo desenvolve-se na realidade. É preciso realizar cursos de xadrez para preparar esses e outros professores para deixá-los aptos a lecionar essa disciplina.

O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, elaborará esses cursos e em parceria com 12º DIRED serão realizados periodicamente. Serão oferecidos cursos também para outras pessoas interessadas em aprender o xadrez, dando prioridade aos funcionários públicos.
10ª ETAPA - ESTUDOS DE NOVA PERSPECTIVAS PARA O XADREZ
No último bimestre do ano letivo realizarem um fórum para avaliar e debater o desenvolvimento do projeto para sabermos se houveram avanços ou retrocessos na metodologia aplicada e definir os rumos a serem seguidos. É objetivo a continuação desse projeto para num futuro próximo implantar definitivamente o xadrez como uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas estaduais.


LOCAIS DAS ATIVIDADES

Escolas Estaduais jurisdicionadas ao 12º DIRED

TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
Todo ano letivo


RECURSOS HUMANOS E MATERIAL



RECURSOS HUMANOS;
 Professores da rede estadual de ensino com carga horária na modalidade de xadrez

 Professores e funcionários da E. E. JERÔNIMO ROSADO

 Voluntários

 Participantes do clube mossoroense de xadrez



RECURSOS MATERIAIS;

.Recursos materiais, mínimos necessários para implantação do CLUBE DE XADREZ ESCOLAR, para serem utilizados por grupos com média 20 a 30 alunos.


SUGESTÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR
LIVROS:

Bobby Fisher Ensina Xadrez

Coleção IRIS - Editora Cedibra

Manual de Xadrez

Idel Becker

Livraria Nobel SA- São Paulo - SP

Xadrez Básico

Dr. Orfeu Gilberto D'agostini

EDIOURO

XADREZ - Partidas selecionadas de V.V. Smyslov

IBRASA

Ataque e Contra-ataque no xadrez

Fred Reinfeld

IBRASA


Lições Elementares de Xadrez

José Raul Capablanca

Hemus Editora Ltda

Fone:(011)2799911


Estratégias Vitoriosas no xadrez

Yasser Seirawan-8604 e (011)820-6622.

MAKRON Books do Brasil Editora Ltda - Sã- SP o Paulo



PROGRAMA ANUAL
1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro;
Divisão
Nomenclatura das casas
4 - As peças;
Nome das peças e suas posições no tabuleiro
As pças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias
5 - O xeque e o xeque-mate;
Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )
Xeque a descoberto
Empate por afogamento
O xeque contínuo
Abandono de partida
6 - Anotações enxadrísticas;
Anotação descritiva
Sistema algébrico
Anotações e leituras de partidas
Símbolos
Termos técnicos
Outras anotações.
7 - A ética enxadrística
Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação motora no manuseio das peças, relógio e súmulas.
8 - O jogo de xadrez;
Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.
9 - Regras oficiais, regulamentos e sistemas de competições;
Regulamento internacional ( FIDE)
Leis do xadrez
Regras atualizadas
Torneios;
Oficial
Rápido
Ativo
Relâmpago
Por equipe
Outros sistemas.
Sistemas de competições;
Suíço e schuring.
10 - Ataque e contra-ataque no xadrez;
Ponto de vista das brancas
Ponto de vista das pretas
Como controlar o centro
Defesas siliciana, ninzoíndia da dama, alekhine, filidor...
Ataques do gambito dama, Evans recuado, Ruy Lopes, partida vienense...
11- Participações em torneios e campeonatos;
Jogos internos na própria escola
Jogos escolares
Torneios municipais, regional, estadual, nacional e internacional
Torneios pelo clube epistolar brasileiro
Campeonatos pelo clube brasileiro de xadrez
Torneios pela internet
12 - Avaliações;
Provas escritas e oral - Trabalhos individuais e em grupos - Resultados em torneios e campeonatos.
OBSERVAÇÃO: O PLANO ANUAL É DE ACORDO COM O PROFESSOR QUE VAI APLICAR O PROGRAMA DE XADREZ.



BIBLIOGRAFIA

FISCHER, J. Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991

REMFELD, Fred. Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973

CORTEZ, Cleandro. Projeto curso básico de xadrez - Açu-Rn, apostilha, 2002

DE SÁ, Antonio Vilar Marques. O xadrez e a evolução - Curitiba: revista preto e branco, 1990.

LASKER, Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ NAS ESCOLAS-( 1º : 1993 Curitiba) Anais Curitiba CBX

NOTÍCIAS DO TABULEIRO. Clube mossorense de xadrez, Ano 1 - Mossoró-Rn. 1ª edição, Junho 2000

VASCONCELOS, F. A. - Apontamentos para uma história de xadrez e 125 partidas brilhantes. Brasília/DF: Da Anta Casa editora, 1991

BATISTA, Gerson Peres. - Projeto para ensino de xadrez em escolas e clubes - Federação Espírito-santense de xadrez - Es - 2003.

LLADA, David. - Xadrez: um meio pedagógico a ser explorado – Oviedo(Espanha) 2003. Publicação: suplemento escolar "Aula" do diário, 25 de março de 2003 - El Mundo.

DA SILVA, Wilson. – Xadrez nas escolas, Projeto da Fundação Cultural de Curitiba . Curitiba -1997.



Fim

Nenhum comentário: