domingo, 8 de março de 2009

PROJETO XADREZ NA ESCOLA ESTADUAL MARIA MARGARIDA DE SOUZA

REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DOS DESPORTOS.
PROJETO:

ELABORADOR:
PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA
Mossoró, MARÇO DE 2009
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS:
GERAL
ESPECIFICOS
DESENVOLVIMENTO;
METODOLOGIA
LOCAIS DAS ATIVIDADES
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
RECURSOS UTILIZADO
PROGRAMA ANUAL
BIBLIOGRAFIA

APRESENTAÇÃO

A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino estadual em Mossoró. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais de Mossoró e da jurisdição do 12º DIRED que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades extra-classe; E.E. Jerônimo Rosado, E.E. Aida Ramalho, E.E. Ewerton Cortez, E.E. Abel Coelho, E.E. Centenário, E.E. Paulo Freire, E.E. Raimundo Gurgel e tantas outras.
Com todo esse crescimento temos de dar condições para a implantação de um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físico, humano e material para serem utilizados pelos alunos da Escola Estadual MARGARIDA MARIA DE SOUZA inserindo toda comunidade escolar para conhecer este jogo-arte-ciência desenvolvendo as atividades do jogo do xadrez e suas implicações pedagógicas.
A implantação do PROJETO XADREZ ESCOLAR será feito de acordo com a realidade da escola respeitando suas peculiaridades sendo aplicado de forma gradativa sem interferir no funcionamento normal da escola.

JUSTIFICATIVA

A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou inclusive através de academias privadas , raramente há um colégio ou escola que não tenha algum tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular. " É uma situação de feito e não de direito".
Esse projeto de xadrez na ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA MARIA DE SOUZA justificam sua existência por estar demonstrando que o xadrez:
É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
Excelente meio de inserção social de crianças, jovens e adultos a uma educação de qualidade.
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo que estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal.
Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
" Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influe, sem dúvida, na mentalidade deles".
KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez.
"A impossibilidade de conhecer o melhor lance em uma partida de xadrez é que eleva o xadrez de um jogo científico para uma forma de arte, um meio de expressão individual".
JOHN R. BOWAN(Físico)
“Por isso o xadrez merece credito, porque ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.”
Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez como recurso.
QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS
CARACTERÍSTICAS DO XADREZ
IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER
Concentração enquanto imóvel na cadeira
Desenvolvimento do autocontrole psico-físico
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo
Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes
Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo
Encontrar um lance, a procura de outro melhor
Empenho no progresso contínuo
De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante(combinação)
Criatividade e imaginação
O resultado indica quem tinha melhor plano
Respeito à opinião do interlocutor
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte
Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.
PÚBLICO ALVO:
· Alunos, professores e funcionários da Escola Estadual MARGARIDA MARIA DE SOUZA.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO PROJETO:
Educação Física
História
Matemática
Arte
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
· Proporcionar aos alunos da E.E. MARGARIDA MARIA DE SOUZA a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência popularizando-o nas escolas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
· Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem.
· Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.
· Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar competição interna nas suas respectivas escolas.
· Criar um intercâmbio entre as escolas estaduais
· Educar através da ética enxadrística.
· Implantar definitivamente um clube de xadrez escolar.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
A fase inicial do projeto xadrez escolar na E.E. MARGARIDA MARIA DE SOUZA se dará após à aprovação da direção e o setor pedagógico da escola. Em seguida a realização de oficinas de xadrez, pré-estabelecidas em dias e horários convenientes à realidade da mesma.
Num segundo momento o professor de xadrez apresentará o projeto nas turmas e nos turnos em funcionamento esclarecendo a execução e de como desenvolveremos as atividades.
A intenção é a criação de um clube de xadrez no modelo do CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART da E.E. Jerônimo e que o mesmo funcione durante a semana, possivelmente aos sábados e domingos. Durante a semana aulas de xadrez em horários opostos ao de aulas normais ensinando aos alunos interessados em aprender o jogo de xadrez preparando-os para competições escolares e regionais, utilizar o xadrez como atividade extra classe ou como simples atividades de lazer, recreação e passatempo.
Serão realizadas inscrições dos interessados e feito o cadastro de todos para fazer o horário e a divisão das turmas que irão formar equipes de modalidades esportivas e os praticantes eventuais de finais de semana. Não é obrigatória a participação.
O funcionamento do Clube de Xadrez Escolar acontecerá nos moldes de funcionamento dos clubes existentes em todo Brasil, com inscrições, reuniões, assembléias, criação da direção, do estatuto, determinações dos horários de funcionamento, normas disciplinares, aulas, cursos, palestras, torneios, campeonatos, simultâneas, ponto de encontro, momentos de descontração, lazer, recreação e passatempo.
Todo desenvolvimento das atividades será coordenador e organizado pelo professor elaborador do projeto.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAL
RECURSOS HUMANOS;
§ Professor de xadrez
§ Professores Alunos e Funcionários da E. E. MARGARIDA MARIA DE SOUZA.
§ Voluntários
§ Participantes de clubes de xadrez em Mossoró
RECURSOS MATERIAIS;
Na fase inicial será utilizado o material de xadrez do Clube de Xadrez Escolar Pensart abaixo discriminado e a escola cederá mesas e cadeiras. Em seguida a escola irá adsquirir seu material.
Nº.
Discriminação
Quantidade
01
Tabuleiros xadrez
20
02
Peças xadrez
20
03
Relógios xadrez
02
04
Apostilhas
10
05
Livros
20
06
Mesas
20
07
Cadeiras
40
ESPAÇO FÍSICO:
Sala de Xadrez
PROGRAMA ANUAL
1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro;
Divisão
Nomenclatura das casas
4 - As peças;
Nome das peças e suas posições no tabuleiro
As peças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias
5 - O xeque e o xeque-mate;
Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )
Xeque a descoberto
Empate por afogamento
O xeque contínuo
Abandono de partida
6 - Anotações enxadrísticas;
Anotação descritiva
Sistema algébrico
Anotações e leituras de partidas
Simbolos
Termos técnicos
Outras anotações.
7 - A ética enxadrística;
Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação motora no manuseio das peças, relógio e súmulas
8 - O jogo de xadrez;
Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.
9 - Regras oficiais, regulamentos e sistemas de competições;
Regulamento internacional ( FIDE)
Leis do xadrez
Regras atualizadas
Torneios;
Oficial
Rápido
Ativo
Relâmpago
Por equipe
Outros sistemas.
Sistemas de competições;
Suíço e schuring.
10 - Ataque e contra-ataque no xadrez;
Ponto de vista das brancas
Ponto de vista das pretas
Como controlar o centro
Defesas siliciana, ninzoíndia da dama, alekhine, filidor...
Ataques do gambito dama, Evans recuado, Ruy Lopes, partida vienense...
11- Participações em torneios e campeonatos;
Jogos internos na própria escola
Jogos escolares
Torneios municipais, regional, estadual, nacional e internacional
Torneios pelo clube epistolar brasileiro
Campeonatos pelo clube brasileiro de xadrez
Torneios pela internet.
12 - Avaliações;
Provas escritas e oral - Trabalhos individuais e em grupos - Resultados em torneios e campeonatos.
BIBLIOGRAFIA
FISCHER, J. Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991
REMFELD, Fred. Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973
CORTEZ, Cleandro. Projeto curso básico de xadrez - Açu-Rn, apostilha, 2002
DE SÁ, Antonio Vilar Marques. O xadrez e a evolução - Curitiba: revista preto e branco, 1990.
LASKER, Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ NAS ESCOLAS-( 1º : 1993 Curitiba) Anais Curitiba CBX
NOTÍCIAS DO TABULEIRO. Clube mossorense de xadrez, Ano 1 - Mossoró-Rn. 1ª edição, Junho 2000
VASCONCELOS, F. A. - Apontamentos para uma história de xadrez e 125 partidas brilhantes. Brasília/DF: Da Anta Casa editora, 1991
BATISTA, Gerson Peres. - Projeto para ensino de xadrez em escolas e clubes - Federação Espírito-santense de xadrez - Es - 2003.
LLADA, David. - Xadrez: um meio pedagógico a ser explorado – Oviedo(Espanha) 2003. Publicação: suplemento escolar "Aula" do diário, 25 de março de 2003 - El Mundo.
DA SILVA, Wilson. – Xadrez nas escolas, Projeto da Fundação Cultural de Curitiba . Curitiba -1997.

Fim

Nenhum comentário: