quinta-feira, 14 de maio de 2009

ATA DA REUNIÃO DA ESCOLHA E POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CLUBE DE XADREZ PENSART ANO 2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CULTURA
12ª DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
CLUBE DE XADREZ PENSART
ATA
Ata da reunião da escolha e posse da nova diretora do Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado para o ano de 2009.

Aos quatorze dias do mês de maio do ano dois mil e nove, foi empossada, através de uma reunião, a nova diretoria do Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado. Na ocasião o Professor William Pereira da Silva mostrou as metas que o clube tem para desenvolver neste ano. Presentes os alunos Ana Paula do Vale 3º ano A, Emerson Dayvid de Oliveira Góis 3º ano A, Paulo Breno Farias do Nascimento 8º ano, Mikael Almeida Segundo 8º ano, Francisco Fagner Dantas da Silva 2º ano A, Francisco Leandro Costa 8º ano , Carlos Rodrigues 8º ano. Disse ainda o professor William o quanto é fundamental a diretoria ser formada por alunos onde os mesmos devem assumir o papel principal de comandar o clube de xadrez, elaborar a programação e colocar em prática tudo que foi planejado, ressaltou a importância do compromisso que todos devem assumir para o clube ampliar suas ações e funcionar harmoniosamente com as atividades do xadrez. Em comum acordo com todos os presentes foi acordado que os membros que comporiam a nova diretoria seriam alunos que freqüentam assiduamente as atividades do xadrez em nossa sede, tenham participado de vários torneios, mostraram interesse pela preservação do material e ter responsabilidade pelo funcionamento do clube. Ficou definido por votação que assumiriam os devidos cargos, assim distribuídos: Presidente Professor William Pereira da Silva, Vice-Presidente Emerson Dayvid de Oliveira Góis, Secretaria: Ana Paula do Vale, Tesoureiro Francisco Leandro Costa, Coordenador de Eventos Paulo Breno Farias, Diretor Técnico Francisco Fagner Dantas da Silva, Suplente Mikael Almeida Segundo. Empossada a nova diretoria seguiu reunião para definir as metas elaborando a programação para o primeiro semestre. Inicialmente na sexta-feira dia vinte e dois de maio uma simultânea entre o professor William e dez alunos enxadristas da escola, torneio de damas, instalação do CXPENSART na Biblioteca Municipal Ney Pontes e na Praça da Redenção durante duas semanas consecutivas, torneios de xadrez aos finais de semana e feriados, torneios de xadrez permanente durante todo ano letivo com rating em nível da escola, manter a programação divulgada pela diretoria anterior. Definido também por todos que a partir da próxima semana estaremos visitando todas as salas de aulas de todos os turnos para apresentação da nova diretoria, divulgar nossa programação, incentivar a pratica do xadrez, convidar a todos a freqüentarem a sede do clube e participar dos torneios. E hoje neste quatorze de maio do corrente ano inicia uma nova etapa do xadrez nesta escola com posse da nova diretoria. Nada mais havendo para tratar foi encerrada a reunião, da qual, eu, Ana Paula do Vale, Secretária da Reunião, lavrei a presente ata, que vai assinada pelos novos membros, por mim e pelos demais presentes à solenidade.
As assinaturas estão na ata original.

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CLUBE DE XADREZ PENSART DA ESCOLA É DESTAQUE NO JORNAL GAZETA DO OESTE - CADERNO MOSSORÓ PÁGINA 6 - 10 05 2009



CLUBE DE XADREZ PENSART DISSEMINA O XADREZ ENTRE ESTUDANTES


CADERNO MOSSORÓ PÁGINA 
- 10 DE MAIO DE 2009 -
MATÉRIA


Clube Pensart dissemina o xadrez entre estudantes
Daniele Silveira Da Redação


Através de uma jogada de mestre e atingindo o objetivo com um xeque-mate, o professor Wiliam Pereira vem trabalhando na difusão da prática do xadrez em escolas públicas de Mossoró. Mesmo encontrando algumas peças que dificultaram no início o desenvolvimento da prática do xadrez nas escolas, já que ela é uma modalidade esportiva tida por muitos como uma modalidade de elite e de intelectuais, Wiliam Pereira criou o Clube de Xadrez Pensart na Escola Estadual Jerônimo Rosado e atualmente vem realizando palestras e torneios de xadrez.
Praticando a modalidade desde 1974, no início por lazer e agora também como profissão, Wiliam - que a partir de 1996 passou a ser diretor-técnico do xadrez durante os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) - conseguiu tornar o Xadrez atividade extra-classe, passando a utilizá-la como recurso pedagógico. No início do projeto, o professor conta que enfrentou dificuldades.
"Desde os anos 80, o xadrez é considerado uma modalidade esportiva, porém, o espaço dado a ela era pequeno. E com o tempo e a aceitação dos alunos, comecei a pesquisar e vi na internet que o xadrez estava difundido nas escolas, então comecei a ideia de implantar definitivamente um clube de xadrez. E no dia 10 de setembro de 2004, o Clube de Xadrez Pensart foi criado. Consciente da importância e evolução do xadrez escolar, comecei a implantação do clube e realização das aulas", relatou, acrescentando que utilizou uma sala desocupada na Escola Jerônimo Rosado e elaborou projeto do clube e o material - tabuleiros, 30 jogos de peças e oito relógios - foram adquiridos com recursos da própria escola.
"Começamos então a divulgar o clube e a prática, sugerindo aos professores que convidassem seus alunos para visitar a sala e que eles trabalhassem a interdisciplinaridade. A frequência nas aulas de xadrez já era boa e hoje é grande, toda a comunidade escolar participa. São 40 a 50 alunos por aula. Temos trabalhado para desmistificar e mostrar que todo mundo é capaz. Aqui uns alunos ensinam os outros e quem não sabe pode começar pela dama, dominó e depois parte para o xadrez. As atividades são democráticas", disse.
Wiliam complementa que também há atividades nos fins de semana e programação em outras escolas, dentre elas, no Colégio Evangélico Leôncio José de Santana e Escola Municipal Felício de Moura e que são expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o xadrez. "E através do curso e do Pensart, realizamos oficinas, torneios, laboratórios com crianças, cursos especiais para professores da nossa escola e da rede estadual. O nosso projeto é expansivo a todos que queiram jogar, aprender, ensinar e participar deste jogo-arte-ciência que é o xadrez", informou.
O professor ressalta que os benefícios da modalidade esportiva são vários. "O xadrez é uma poderosa ferramenta pedagógica que ajuda a desenvolver as estruturas mentais, postura, memória, raciocínio lógico, concentração, desenvolve a inteligência. Há todo um conjunto de regras que traz ética e faz com que o aluno seja educado, respeite o colega. Proporciona prazer em seu estudo e prática e o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e Matemática", destacou.
Paula do Vale, aluna do 3º ano do ensino médio participa de torneios na Escola Jerônimo Rosado há três anos. "Alem de ser divertido, ajuda muito no raciocínio. Antes eu não tinha concentração em questões Matemática, e agora, tenho", relatou.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes